A Editora da Universidade Estadual da Paraíba – EDUEPB – foi criada em 1995 tendo iniciado suas atividades de publicação a partir de 1998 como orgão suplementar vinculado a Reitoria. Tem como função principal contribuir para a divulgação do conhecimento, tornando possível, por meio da publicação, o acesso da comunidade universitária e do público em geral aos resultados das atividades de ensino, pesquisa e extensão que a Instituição desenvolve.
A EDUEPB experimentou, a partir de 2005, uma série de transformações, tanto do ponto de vista estrutural-organizacional como da política editorial, para se adequar à nova filosofia de administração universitária instituída a partir daquele ano, cuja característica marcante apontava para a descentralização e a participação efetiva dos segmentos da universidade no processo de consolidação da instituição.
Como Editora Universitária já consolidada e filiada a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), a EDUEPB tem buscado conquistar um espaço significativo entre as editoras universitárias nacionais por meio de publicações de obras submetidas à criteriosa avaliação do seu Conselho Editorial nas mais diversas áreas de conhecimento, a exemplo de Saúde, Educação, Literatura, Ciências e Tecnologia, dentre outras.
Missão da EUEPB
Editar, co-editar, publicar, produzir, incentivar a produção, disseminar, comercializar, distribuir e fazer circular obras de qualidade e relevância científica, cultural e/ou didática, de forma a atender os interesses de ensino, pesquisa e extensão da comunidade acadêmica, em particular, e da sociedade de um modo geral.
Proposta editorial
São objetivos da EDUEPB:
- Difundir a ciência e a cultura por meio da publicação de livros e periódicos;
- Promover o intercâmbio cultural por meio de traduções de obras de relevância acadêmica e social;
- Incentivar novos autores através da divulgação de trabalhos acadêmicos;
- Manter laços com outras editoras universitárias através de parcerias em forma de co-edições de projetos de âmbito regional, estadual e nacional.